Monismo

Amor Universal

JESUS nos recomendou que amássemos uns aos outros como ELE NOS AMOU! Certamente fez referência a todos, indistintamente de cor, sexo, raça, enfim, TODOS. E como podemos amar de forma universal? Exercitando nossa mente.

Iniciamos apreciando as estrelas no firmamento, embora estejam tão distantes, nos encantamos com seu brilho, com sua beleza, com a quantidade e reverenciamos o CRIADOR DO UNIVERSO.

Em seguida, apreciamos a natureza, a vegetação, as árvores, frutas, flores e tudo que nos oferece de bom e belo. Na sequência observamos os animais, começando pelos insetos batráquios, e seguindo, outros de maior porte, como os cães e gatos, que com grande carinho nos relacionamos. Depois vem o ser humano, mas como amar o próximo? Primeiro temos que amar à nós mesmos! Iniciamos olhando num espelho; observe seus olhos, veja que perfeição! A capacidade de ver tudo, apreciar a vida sob todos os aspectos, que obra prima da natureza!

Sua capacidade de ouvir e a oportunidade de se relacionar com o próximo, se deliciar com a boa música, de se expressar. E o contorno de seu rosto? Que maravilha!

E o sabor que lhe permite apreciar as mais deliciosas especiarias. Seu cérebro que recebe mil e duzentos litros de sangue em vinte e quatro horas, pois é o órgão de maior atividade do organismo e você nem percebe.

Seu coração que pode durar 90, 100 ou mais anos mantendo a vitalidade e sustentando seu corpo com toda precisão, como a mais perfeita máquina existente no UNIVERSO. Tudo isso lhe é dado de graça todos os dias! É a POTENCIALIDADE EM NÓS, portanto, temos que nos valorizar e também ao próximo, pois somos ENTIDADES DIVINAS.

Infelizmente, a maior parte da humanidade não respeita a VERDADEIRA NATUREZA DO SER HUMANO e o agride, por ignorância e imaturidade espiritual.

E como devemos amar o próximo? A palavra AMAR tem várias interpretações, como: respeito, solidariedade, compaixão, benevolência, caridade, entre outras infinidades de sinonímias, e se caracteriza por DOAR, todo aquele que doa algo ao próximo está AMANDO O PRÓXIMO!

Vejam como é fácil amar o próximo! É preciso não confundir o amor com a paixão, que na visão espiritual é uma doença, que se confunde com a ideia de posse, de domínio e escravidão.

“Amai-vos uns aos outros” é o retorno do filho pródigo à casa do pai e a Física Quântica comprova cientificamente que todos estamos conectados com o CRIADOR (O TODO) e, dispersos, devemos nos unir para cumprir SUA VONTADE! É o motivo de nossa existência!

Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Formado em Odontologia - Professor de Farmacologia - 48 Anos de Carreira Universitária - Integrou Corpo Docente da USP - Doutorado em Farmacologia

Veja também...