Monismo

Fator Psi

No livro “Psiquântico” de Hernani Guimarães Andrade, mais precisamente na página 65, encontramos uma referência de funções e fenômenos Psi, propostos em 1953 no 1º Congresso Internacional de parapsicologia, na cidade de Utrech, na Holanda. Onde o termo Psi foi proposto por Thouless e Wiesner, que corresponde à vigésima terceira letra do alfabeto grego (Psi – Ψ) que é também a letra inicial da palavra grega psykhê, que significa alma.

Em decorrência de conclusões propostas, o fator psi poderia ser responsabilizado pelos fenômenos paranormais (tipo polterghist) pois seria a causa destes fenômenos e atuaria em outra dimensão, que concluíram ser a quarta dimensão ou “hiperespaço” (teoria encontrada por Albert Einstein em seus cálculos matemáticos).

Considerando o fato de vivermos na terceira dimensão, o fator psi seria o elo de ligação do quarto ao terceiro plano de existência.

Posteriormente, concluíram que esse mecanismo é o responsável por fenômenos biológicos que até então não haviam percebido.

Concluíram que a função psi possui duas vertentes: a função psi-gamma ou ESP e a função psi-kappa ou PK; a função ESP (Extra Sensorial Percepção) seria a vontade inicial que determinaria um fenômeno e a função PK seria a resultante dessa vontade inicial. Por analogia podemos exemplificar como: o ato de levantar o braço – para esta tarefa primeiro houve a vontade de levantar o braço, que se originou no cérebro, que seria o ESP, e o ato de levantar o braço seria o PK ou o efeito.

Essa explicação foi necessária porque é muito mais abrangente do que se imaginava. Esse mecanismo explicaria uma infinidade de situações não só paranormais como também biológicas. Primeiro certamente seria o impulso inicial que, bactérias iniciais de vida tivessem concomitantemente a participação do ESP conduzindo a sua evolução para outras espécies e justificaria a teoria evolucionista de Darwin pois o ESP substituiria os órgãos sensoriais, dessas formas primevas, ainda ausentes.

A conclusão mais importante é que poderia já estar presente a “onisciência divina” imanente como fagulha, coordenando e conduzindo essas criaturas para a grande apoteose existencial.

O fator psi também ensejou a possibilidade de ser o componente de uma vida paralela à nossa e a matéria-prima dessa suposta quarta dimensão (4D) seria o psi-átomo, equivalente ao nosso átomo em 3D (terceira dimensão).

Seria utilizado para compor nosso corpo perispíritico na 4D por exemplo, e responderia pela matéria desse mundo paralelo. Essa matéria que compõe o mundo espiritual é de grande plasticidade e assume às vezes formas variadas segundo a natureza do meio e do componente espiritual das pessoas que podem permanecer em regiões e condições adversas por muito tempo após a morte física.

Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Formado em Odontologia - Professor de Farmacologia - 48 Anos de Carreira Universitária - Integrou Corpo Docente da USP - Doutorado em Farmacologia

Veja também...