a-unidade-na-diversidade
Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

A Unidade na Diversidade

O Monismo esclarece que as diferenças entre pessoas, raças, cor, povos são ilusórias, pois todos são possuidores de um dos atributos divinos, ou seja, a ONIPRESENÇA. Deus somos nós, é tudo que nos cerca, é todo o universo, portanto, devemos visualizar “Ele” através de tudo ou a unidade na diversidade.

Para conseguir essa visão temos que exercitar nossa mente. Primeiro, olhando num espelho e tendo a certeza de que você é Ele, caso contrário, você não poderá reconhece-Lo em outra pessoa, muito menos em outra raça ou cor. Essa conquista é lenta e imprescindível para incorporar em sua natureza psicossomática o princípio da unidade nas diferenças.

Conquistado esse primeiro passo, desaparecem as diferenças entre pobres e ricos, entre brancos e negros, entre feios e bonitos, entre jovens e velhos, enfim, em todas as situações contrastantes, mesmo entre o ser humano bom e o mau, neste último caso associamos o fator tempo, pois uns estão mais evoluídos, outros não. Mesmo em humanos no qual o processo está atrasado, “Ele” está presente e devem ser tratados com dignidade, também são nossos irmãos.

Essa visão unitária deve se estender também aos animais e à toda a natureza, incluindo a fauna e a flora.

É “Ele” mostrando sua face e, quando conseguirmos essa visão, fica fácil conviver com “Deus”, pois “Ele” estará perto de você, à todo instante e o respeito à tudo e todos se estabelece e a divinização da vida acontece para sempre. Você não conseguirá mais viver sem “Ele”. É um estado de beatitude nunca antes vivenciado. Quando conquistamos esse “status” outros atributos vão se incorporando à sua personalidade como a onisciência, que vai se manifestando através de intuições e inspirações. Sua criatividade aumenta e aqueles que exercem uma atividade por vocação, como os músicos, cientistas, escritores, entre outros, terão aumentadas suas conquistas na área específica em questão.

Agora fica fácil entender o que é a unidade na diversidade, entretanto, apenas uma existência é muito pouco para conquistar essa visão. Sorte de quem consegue em uma só existência, mas é muito difícil. Muitas pessoas estão carregadas de compromissos cármicos e não tem condições vibratórias para usufruir dessa benesse da nossa natureza que Deus nos ofertou com muito amor.

Muitos poderão estar pensando: como poderemos visualizar essa unidade num mundo tão conturbado, neste momento, que predomina a morte e destruição? Realmente, o planeta está em fase de transformações, entretanto, lembramos que os problemas do planeta não nos pertencem e sim a “Ele” que tudo corrige, pelas suas leis de equilíbrio. A nós compete trabalhar nosso interior que é o nosso campo de batalha, corrigindo nossas fraquezas e debilidades. Todas as religiões são o caminho, pois todas indicam o burilamento interior para conquistas espirituais.

Quando John Lennon compôs a música “Imagine”, em um momento de inspiração, alcançou a unidade na diversidade, é um exemplo da onisciência promovendo a criatividade, muito explicado nos princípios monistas.

“Imagine não haver o paraíso

É fácil se você tentar

Nenhum inferno abaixo de nós

Acima de nós, só o céu

Imagine todas as pessoas

Vivendo o presente

Imagine que não houvesse nenhum país

Não é difícil imaginar

Nenhum motivo para matar ou morrer

E nem religião, também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você

Junte-se a nós

E o mundo será como um só

Imagine que não há posses

Eu me pergunto se você pode

Sem a necessidade de ganância ou fome

Uma irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas

Partilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você junte-se a nós

E o mundo viverá como um só…”.

Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Formado em Odontologia. Professor de Farmacologia. 48 Anos Carreira Universitária. Integrou Corpo Docente da USP. Doutorado em Farmacologia.

Compartilhe esta postagem
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email