Monismo

Odisseia de um Monista

Odisseia é uma viagem cheia de aventuras e/ou peripécias e tem a característica de ser épica ou de conter conquistas heroicas, num determinado tempo.

É o que acontece com o ser humano na sua jornada evolutiva, pois teria surgido há bilhões de anos, de formas primevas de bactérias e atravessado por milhões de espécies, em sucessivas transformações biológicas e em muitas reencarnações, até chegar à condição de “homo sapiens” e iniciar uma nova fase.

Ainda, na condição de homem das cavernas percebeu que se diferenciava de outros animais. Era racional e mais habilidoso. Inicia então uma batalha com seus pares na conquista de domínios e espaço. É a luta pela sobrevivência. Venceram os mais fortes e hábeis, segundo a teoria de Charles Darwin ou a teoria evolucionista. E nessas lutas ganhavam experiência que era transmitida às gerações seguintes.

Quando o homem aprendeu a viver em sociedade e seguir regras determinadas, passou a perceber que a vida era muito desigual em valores e condições. Passou a procurar explicações que justificassem as diferenças e não encontrou lógica e coerência em nenhuma religião.

As existências continuavam em sucessivas reencarnações e experiências sem fim. Numa vida eram ricos, noutra pobres. Experimentaram a condição de pai, filho, mãe. E nenhuma delas lhes trazia paz e conhecimento. As religiões não forneciam o testemunho do que pregavam e o vazio interior continuava, vida após vida. E quando permaneciam no plano espiritual o sofrimento continuava e numa das encarnações, alguém lhes disse: vocês não sabem que vocês são “Deus”? Como assim indagaram. E esse alguém lhes disse: “Não está escrito nas escrituras que fomos feitos à Sua imagem e semelhança?”. E Jesus não disse: “Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos”, Efésios 4:6

Diante dessas revelações, encontramos todas as explicações que procurávamos e agora viveremos o que a nossa razão assimilou e também para entendermos o significado do “calvário” que Jesus percorreu, nos demonstrando que era o caminho que deveríamos seguir, vencendo os obstáculos para encontrar o reino dos céus. Que na verdade está dentro de nós.

E, na filosofia védica (Índia) já nos revelava há milênios o princípio do Monismo que, além do ser humano, toda a natureza é “Ele” multimanifesto. Até o ar que inalamos é “Ele”!

Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Formado em Odontologia - Professor de Farmacologia - 48 Anos de Carreira Universitária - Integrou Corpo Docente da USP - Doutorado em Farmacologia

Veja também...