Monismo

O Sonho Comanda a Vida

Plagiando o poeta português Antônio Gedeão:

Eles não sabem que o sonho

é uma constante na vida,

tão concreta e definida,

como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta,

em que me sento e descanso,

eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha,

o mundo pula e avança.

Como bola colorida,

entre as mãos de uma criança.

Alguns trechos desse poema retratam muito bem a posição do ser humano perante a vida. Ela é real e concreta para nós na dimensão relativa (tempo-espaço), porém um sonho na dimensão do absoluto (ausência de tempo-espaço).

Realmente, no início existia o verbo ou a vontade que se configura como um sonho inicial e a pedra cinzenta é o universo com suas galáxias onde Ele se sentou na forma de matéria e espírito.

As formas primevas não sabem, nem sonham que o sonho comanda a vida. Porém, quando homem, o sonho é um impulso do movimento, da criação, da realização, e a bola colorida, como planeta, é brinquedo nas mãos de uma criança ou de alma pura.

Aproveitando trechos da poesia de Gedeão, Pedra Filosofal, procuramos dar uma conotação poética ao MONISMO, passando do imaginário ao concreto e dando margem a ilações sensoriais. Procuramos transferir emoções e sensações do MONISMO na trilha do poeta português.

É difícil, muito difícil, despertar emoções dentro dos princípios monistas, simplesmente porque atravessamos um período muito conturbado e de grandes transformações, pois vivenciamos muito sofrimento, muita dor e desilusões. Também carregamos um invólucro (roupagem) muito pesado e muito vulnerável e desenvolver sentimentos nobres é quase improvável. É difícil, mas não impossível! Precisamos voltar nossas vistas para os lírios dos campos, para o gorjeio dos pássaros e tentar amar o próximo. São receitas para quem quer divinizar sua vida.

A sociedade programou uma excessiva condição materialista e presa em ilusões fantasiosas que certamente resultarão em muito sofrimento adicional.

A tristeza e a desilusão não devem fazer parte de suas vidas e uma das recomendações é permanecer apenas como espectador nessa transição que esperamos não demore muito.

Finalizando, lembramos a oportuna citação bíblica em Mateus 6:33 – “Em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a Sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas”.

Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Formado em Odontologia - Professor de Farmacologia - 48 Anos de Carreira Universitária - Integrou Corpo Docente da USP - Doutorado em Farmacologia

Veja também...