alma
Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Alma

O termo ALMA se origina do latim “animu” = o que anima, também conhecida por ser “imortal”.

Realmente, a alma é um ser que anima nosso corpo e também é imortal. Todas as religiões acreditam nessa definição e o monismo a confirma quando diz que ela é a fagulha divina ou centelha que anima o ser humano, pois é a presença de Deus em nós e em todas as criaturas do universo.

Se a alma é Deus presente em nós ela também possui todos os atributos Dele, ou seja, os principais: onisciência, onipresença e onipotência. Sendo assim, ela é perfeita e imortal, não teve nascimento e não terá morte, portanto é ad-eternum  ou infinita. Apenas nosso corpo físico, junto com o perispírito é que precisam evoluir, pois é o veículo que levará a alma de volta à casa do Pai, sua verdadeira morada. E para isso, esse veículo precisa se aprimorar para cumprir essa missão, por isso o termo “evoluir”.

Se a alma é o motor que comanda nosso corpo, como é que ela opera? Através da sua onisciência, pelo instinto presente em todas as espécies. Esse instinto é a força motriz inteligente que já existia desde o início das criaturas com toda a sabedoria cósmica. Na Índia a alma é referida como “Atman”.

É preciso lembrar que a alma encontra-se na dimensão do absoluto e nosso corpo na dimensão do relativo, ou seja, no tempo e no espaço, que caracteriza a matéria.

E como entender um conceito abstrato como “o absoluto”? (que é a natureza da alma); vamos imaginar o sol refletido num espelho; a imagem é o reflexo, mas não o sol, porém o sol refletido no espelho pode causar calor intenso e provocar queima em tecidos (pele); é a confirmação da onipresença da alma por analogia.

Retornando ao instinto, é ele que cria e sustenta o corpo das espécies, principalmente o ser humano, que é a obra prima de Deus, dando suporte à sua constituição e supervisão através da lei cármica (ação e reação). As funções fisiológicas ou a vida vegetativa são oferecidas de forma automática à todos os seres, suas alterações ficam na dependência do livre arbítrio dessas criaturas e a evolução é conquista exclusivamente de cada indivíduo e é assim que surge o maior problema, os indivíduos são criados e evoluem muito lentamente, porém a alma aguarda pacientemente essa evolução. É o que acontece atualmente conosco, seres humanos, aguardamos que não só os indivíduos evoluam como participamos dos ciclos reencarnatórios, pois que o tempo cumpra sua missão.

Com a imanência da alma em nós é que recomendamos às pessoas uma maior aproximação com Deus, inclusive um colóquio íntimo, que permitirá conviver com Ele, Deus; se a pessoa conseguir essa convivência, já será uma grande realização e Deus lhe dará em acréscimo todas as coisas. Procure conviver com Ele e verá que sua vida se transformará da água para o vinho.

Dr. Guaracy Rosa

Dr. Guaracy Rosa

Formado em Odontologia. Professor de Farmacologia. 48 Anos Carreira Universitária. Integrou Corpo Docente da USP. Doutorado em Farmacologia.

Compartilhe esta postagem
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email